Montagens e montagens
Fala pessoal !
Divulgo mais montagens que desenvolvi em casa. Dessa vez tive a ajuda de meus filhos.
Também recebi a contribuição de alguns alunos, os quais agradeço pelo incentivo e dedicação!!
A foto ao lado, por exemplo, é uma montagem de um deles... valeu Belbet por mais essa!
Durante esse período que fomos forçados a ficar em casa, cada um procura um jeito para achar o que fazer... eu penso que é um ótimo momento para aprender e aprimorar habilidades.
A robótica pode contribuir muito, devido ao espírito do aprender fazendo e da dedicação que demanda, dentre outras habilidades...
Nesse sentido, compartilho nessa publicação algumas das montagens que fiz até agora. Agradeço também as conversas que tive com Belbet e Perez, alunos de (diferentes turmas) dos cursos de robótica que desenvolvo.
A foto de abertura nesta publicação é da montagem do Belbet, que com muito empenho, desenvolveu um projeto próprio, incorporando um LCD a um sensor de chuva. A telinha informa o percentual de água que o sensor identifica.
A proxima montagem é minha: um braço robótico, que montei com 4 servo motores, um joystick com botão e arduino Nano. Meus filhos ajudaram a testar brincando com o modelo.
Tempo de montagem até funcionar: 7h (com todos os ajustes e adaptações)
Essa montagem é um placa que mostra contadores independentes de zero a 9 - parece algo simples, mas deu bastante trabalho identificar a posição dos fios dos display... Meus filhos montaram rapidinho o esquema e encaixaram os fios direitinho na protoboard. :)
Tempo de montagem (até funcionar): 5h aprox.
Por fim, este é um esquema de automação, que aciona um motor (ou outro dispositivo) a partir de uma senha... é possível programar senhas diferentes para acionar componentes diferentes.
Nessa montagem que registro ao lado, utilizei 3 senhas diferentes para acimar com um Nano os motores indicados pelos conjuntos de fios e leds Azul, Branco, e amarelo, e uma senha para ativar o Buzzer.
Tempo de montagem (até funcionar): 4 horas
E ai: o que achou?
Comentários
Postar um comentário